Build: Pensando em um mandaloriano em três passos
" Quando
alguém escolhe trilhar o Caminho de Mandalore, você é tanto caçador quanto
presa. Como alguém pode ser covarde, se escolhe esse modo de vida? "
―Um armeiro Mandaloriano
Opa, estou retomando o blog! Não tem como não se empolgar no cenário atual: estou lendo as comics da coleção capa-dura que saiu por aqui, estou lendo/relendo mais material dos RPGs oficiais, reassistindo a série animada Clone Wars desde o início, e assistindo toda sexta-feira a um episódio fresquinho da segunda temporada de The Mandalorian. Para esse último, é impossível não ficar pilhado em jogar ou mestrar uma sessão ou campanha com um mandaloriano. O post de retomada de hoje, tem o intuito de fornecer as etapas para criar um desses renomados soldados no sistema da Fantasy Flight Games. A ideia também é usar o único (infelizmente) livro básico disponível aqui no Brasil: Fronteiras do Império. Também serve como um exercício para pensar e debater regras, carreiras, especializações e talentos. Vamos ver se vai funcionar. Sem mais delongas, vamos começar:
1º Passo: Filosofia e Espécie
Atente para o fato que o
Mandaloriano “raiz” é o grupo cultural formado por várias raças, com uma
estrutura hierárquica piramidal, onde no topo, senta o líder Manda´lor. Logo, montar
um personagem mandaloriano, está diretamente relacionado ao período ao qual sua
campanha ocorrerá. Por isso, há faíscas quando um grupo de mandalorianos se depara
com outros: há diferenças filosóficas entre os clãs. Ou seja, sua campanha será
na Velha República onde viveram sua glória unificados sob o estandarte de um líder
supremo? Nos Tempos Sombrios, onde os raros mandalorianos estão debandados e desestruturados?
Converse com o seu Mestre para definir o período e contexto. Para maiores
informações, estudem também a entrada sobre eles na Wookipedia referente.
Quanto à raça, vamos nos focar
em duas possibilidades para esse post: o humano como está descrito na página 48
do Fronteiras (versátil nas perícias) ou usar a versão abaixo, onde mostra um humano
oriundo do planeta Mandalore (uma proposta mais purista e ideal para campanhas
durante a fase da Velha República). Seria esse o pacote de espécie para o Humano (mandaloriano):
2º Passo: Carreira e Especialização
Acredito que a melhor aposta (repito: com base no nosso livro básico disponível em português) seja o Caçador de Recompensa, com especialização no Artífice. A árvore de talentos é bem conveniente pra emular as coisas que o nosso mandaloriano favorito faz na série: Improviso, Desorientar, Preparação, Endurecido, Proficiência com Armadura, Cartucho Sobressalente são alguns dos principais talentos que parecem ter sido desenhados sobre medida. No mais, considere fortemente pegar Mercenário (Soldado Mercenário é uma boa pedida) para sua segunda especialização. Tem coisas ali bem boas, como Recuperar o Folego, Golpes Letais e lá na frente, Mira Perfeita. Atente também para os Talentos do Caçador de Recompensa (Assassino) se visar dano e precisão. Também é uma ótima pedida para um caminho secundário e investimento do seu suado XP.
3º Passo: Customização
Na série, vemos Din Djarin bem
focado nas pericias marciais, Combate a Distancia (Leve) principalmente,
Artilharia e Briga. Submundo é uma ótima pedida para coletar suas valiosas informações,
tanto sobre alvos, quanto para novos trabalhos e localizar possíveis aliados
(apesar de sua falta de sorte vista na série). Naturalmente, Sangue Frio no
máximo também. Como já vimos o personagem fazendo reparos em sua armadura e
ajudando nos reparos da nave, algum nível, mesmo baixo de Mecânica, é bem-vindo.
Usufruindo do Talento passivo "Precisão Letal" |
Para atributos, penso na combinação 342222 (respectivamente: Força Física/Agilidade/Intelecto/Astúcia/Força de Vontade/Porte), mas a combinação 332232 também é viável, dependendo da sua visão do personagem. Outra ideia é aumentar sua Obrigação (que lhe dá 10 de XP) e pegar um sólido 333232. Pessoalmente, iria por esse caminho.
Por fim, preferi fazer o post
nessa estrutura de guia; achei melhor do que simplesmente criar uma ficha e colocar aqui.
Provavelmente há inúmeras por aí. O sistema da FFG é propício o suficiente para
pegar talentos de outras carreiras (pagando custo extra como explicado nas regras)
e dar o tom e o sabor desejado para o seu mandaloriano. Espero que tenham
curtido. Não deixem de comentar e opinar, pois certamente podemos agregar ideias
e visões do post.
Abraço a todos e bons jogos!
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