Build: Pensando em um mandaloriano em três passos

 

Quando alguém escolhe trilhar o Caminho de Mandalore, você é tanto caçador quanto presa. Como alguém pode ser covarde, se escolhe esse modo de vida? "

―Um armeiro Mandaloriano 

Opa, estou retomando o blog! Não tem como não se empolgar no cenário atual: estou lendo as comics da coleção capa-dura que saiu por aqui, estou lendo/relendo mais material dos RPGs oficiais, reassistindo a série animada Clone Wars desde o início, e assistindo toda sexta-feira a um episódio fresquinho da segunda temporada de The Mandalorian. Para esse último, é impossível não ficar pilhado em jogar ou mestrar uma sessão ou campanha com um mandaloriano. O post de retomada de hoje, tem o intuito de fornecer as etapas para criar um desses renomados soldados no sistema da Fantasy Flight Games. A ideia também é usar o único (infelizmente) livro básico disponível aqui no Brasil: Fronteiras do Império. Também serve como um exercício para pensar e debater regras, carreiras, especializações e talentos. Vamos ver se vai funcionar. Sem mais delongas, vamos começar:

1º Passo: Filosofia e Espécie

Atente para o fato que o Mandaloriano “raiz” é o grupo cultural formado por várias raças, com uma estrutura hierárquica piramidal, onde no topo, senta o líder Manda´lor. Logo, montar um personagem mandaloriano, está diretamente relacionado ao período ao qual sua campanha ocorrerá. Por isso, há faíscas quando um grupo de mandalorianos se depara com outros: há diferenças filosóficas entre os clãs. Ou seja, sua campanha será na Velha República onde viveram sua glória unificados sob o estandarte de um líder supremo? Nos Tempos Sombrios, onde os raros mandalorianos estão debandados e desestruturados? Converse com o seu Mestre para definir o período e contexto. Para maiores informações, estudem também a entrada sobre eles na Wookipedia referente.    

Quanto à raça, vamos nos focar em duas possibilidades para esse post: o humano como está descrito na página 48 do Fronteiras (versátil nas perícias) ou usar a versão abaixo, onde mostra um humano oriundo do planeta Mandalore (uma proposta mais purista e ideal para campanhas durante a fase da Velha República). Seria esse o pacote de espécie para o Humano (mandaloriano):

2º Passo: Carreira e Especialização

Acredito que a melhor aposta (repito: com base no nosso livro básico disponível em português) seja o Caçador de Recompensa, com especialização no Artífice. A árvore de talentos é bem conveniente pra emular as coisas que o nosso mandaloriano favorito faz na série: Improviso, Desorientar, Preparação, Endurecido, Proficiência com Armadura, Cartucho Sobressalente são alguns dos principais talentos que parecem ter sido desenhados sobre medida. No mais, considere fortemente pegar Mercenário (Soldado Mercenário é uma boa pedida) para sua segunda especialização. Tem coisas ali bem boas, como Recuperar o Folego, Golpes Letais e lá na frente, Mira Perfeita. Atente também para os Talentos do Caçador de Recompensa (Assassino) se visar dano e precisão. Também é uma ótima pedida para um caminho secundário e investimento do seu suado XP.  

3º Passo: Customização

Na série, vemos Din Djarin bem focado nas pericias marciais, Combate a Distancia (Leve) principalmente, Artilharia e Briga. Submundo é uma ótima pedida para coletar suas valiosas informações, tanto sobre alvos, quanto para novos trabalhos e localizar possíveis aliados (apesar de sua falta de sorte vista na série). Naturalmente, Sangue Frio no máximo também. Como já vimos o personagem fazendo reparos em sua armadura e ajudando nos reparos da nave, algum nível, mesmo baixo de Mecânica, é bem-vindo.

Usufruindo do Talento passivo "Precisão Letal"

Para atributos, penso na combinação 342222 (respectivamente: Força Física/Agilidade/Intelecto/Astúcia/Força de Vontade/Porte), mas a combinação 332232 também é viável, dependendo da sua visão do personagem. Outra ideia é aumentar sua Obrigação (que lhe dá 10 de XP) e pegar um sólido 333232. Pessoalmente, iria por esse caminho.    

Por fim, preferi fazer o post nessa estrutura de guia; achei melhor do que simplesmente criar uma ficha e colocar aqui. Provavelmente há inúmeras por aí. O sistema da FFG é propício o suficiente para pegar talentos de outras carreiras (pagando custo extra como explicado nas regras) e dar o tom e o sabor desejado para o seu mandaloriano. Espero que tenham curtido. Não deixem de comentar e opinar, pois certamente podemos agregar ideias e visões do post.

Abraço a todos e bons jogos!

Comentários

Postagens mais visitadas