Consertando o SAGA com D&D 5ª edição

 

Eu adoro o SAGA Edition, não me entenda mal. Mas desde a 3ª edição, o D20 tem problemas com níveis altos. O sistema simplesmente desmorona e torna combates de níveis altos (principalmente no SAGA), impraticáveis. Não acredita em mim? Vamos pegar como exemplo, as fichas oficiais de Vader e Luke, como mostrados no livro básico. Se Luke quiser acertá-lo, ele tem Atq. (lightsaber) +14, contra o Reflexo total de 40 de Vader! Ou seja, só se ele tirar “20” natural. Imagine esse combate! Isso simplesmente acontece porque como está no livro, a defesa de Reflexo avança numa proporção discrepante em relação ao ataque. Isso cobra seu preço em níveis altos, claro. Muitas house rules já foram apresentadas e debatidas em sites/blogs afora nesses anos todos. Entretanto, uns dois anos atrás, vi uma medida bastante simples e elegante de resolver isso. Basta fazer uma coisa: adotar a regra de Proficiência do D&D 5ª edição. Ou seja, essa simpática tabelinha aqui:

 

Imprima e coloque no seu livro básico do SAGA!

A partir de agora, tudo no sistema que pedir para você adicionar Metade do Nível ou seu Nível Total (heroic level), troque pela Proficiência, EXCETO pelas Defesas. Para elas ignore nível/metade do nível e também a Proficiência. Some todo o resto, como está no livro (modificador de atributo, bônus da classe, armadura natural, etc). Isso vai equalizar a matemática geral. Por último, adicione sua Proficiência em qualquer coisa que adicione 5 pontos. Por exemplo, o feat Skill Focus: o +5 que ele garante para um perícia, agora será contada a sua Proficiência. Pronto.

Existe a tentação também de adotar o sistema de Vantagens/Desvantagens, mas não funcionaria. Teria que haver toda uma engenharia reversa para os Feats, repensar vários Talents e a gente não quer isso. A ideia aqui é jogar o SAGA, mas consertando a matemática (principalmente em níveis altos). Agora, assumindo a regra de Proficiência e pegando o exemplo acima, o mesmo Luke teria os seus +14 pra acertar e o mesmo Vader (agora ajustado), teria o número-alvo em 21 (o total da Defesa de Reflexo SEM a proficiência e heroic level). Luke então, precisaria lançar o D20 e obter 7 ou mais pra acertar. Agora sim, teremos alguma emoção, correto? E não aquele: “Ataquei. Errei”, “Ataquei de novo, errei de novo”.

Espero que tenham curtido e ficado claro, a tentativa de consertar a matemática desse incrível RPG. É inegável que o SAGA foi um jogo muito importante, mas também foi a base de testes para verificar o que iria funcionar ou não nas próximas edições de D&D. Logo, é normal que tenha saído do forno com alguns problemas. A solução desse post não é perfeita, e confesso que ainda não testei na mesa. Estou planejando uma nova campanha e com certeza assumirei essa alteração. Provavelmente trarei algum tipo de feedback por aqui. O que acharam? Testariam na mesa de vocês? 

Abraço a todos e bons jogos!

Comentários

Postagens mais visitadas